By Alexandre Ritter™. Tecnologia do Blogger.

Trekking: Caminho do Itupava (1).

29 de março de 2011

Antes da construção da Estrada da Graciosa, realizada em meados do século 19, quatro caminhos ligavam o planalto de Curitiba ao litoral paranaense: Conceição, Arraial, Graciosa e Itupava, sendo que o Caminho do Itupava foi o primeiro acesso à 'Vila de Coreatuba', que veio a se chamar Curitiba.

O Caminho do Itupava é o mais bem preservado de todos, e o que recebe mais visitantes em busca de caminhadas. Ele liga a Região Metropolitada (Borda do Campo) a Morretes (Porto de Cima) e dá acesso ao Parque Estadual Marumbi. Foi aberto entre 1625 e 1650 sendo, por quase três séculos, o único caminho entre o litoral e a região do planalto.

As informações históricas são contraditórias; algumas fontes dizem que o caminho foi aberto pelos portugueses, outras por caçadores, mas todos concordam na importância desse acaminho que até hoje é visitado por aventureiros e amantes da natureza.

Hoje, a Trilha vai de Quatro Barras a Porto de Cima, demorando aproximadamente 8 horas de caminhada para se completar o percurso. Parte do caminho é calçado por pedras acentadas pelos Jesuítas e outras por escravos. O início da caminhada se dá a 1000 metros de altitude, sendo que o final se está praticamente ao nível do mar.

O Caminho do Itupava passou por algumas modificações ao longo do tempo, como a colocação de pontes sobre os rios que cortam o caminho, mas a maior parte permanece da mesma forma como na época em que os viajantes do Império trafegavam por ali.

O percurso ainda corta a Estrada de Ferro que liga Curitiba à Paranaguá, outro patrimônio histórico nacional inalgurado em 1883; o final do caminho ocorre na estrada que passa paralela ao Rio Nhundiaquara e segue até a estação de trem Engenheiro Langue, a vinte minutos de caminha da estação Marumbi; localizada ao pé do Pico Marumbi, início da trilha para esta mesma montanha.

'Há belíssimas paisagens e cachoeiras escondidas'.

0 Bilhetes:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©Alexandre Ritter ·TNB